Sobre o Blog


Ensaios sobre cultura, sempre mais além... porque só o mero relato já é lugar comum. Esse é o pretexto para o blog Esparso Sideral.



Com tantas coisas girando ao nosso redor, - e tão pouco tempo para refletir sobre elas – o caos quase parece triunfar. As vezes, agimos como Carlitos no filme Tempos Modernos: parecendo robôs, andando sempre no ritmo da linha de produção, sob passos robóticos.

A escrita é um espaço de transcendência à essa lógica mecânica. É um momento de pegar fôlego, de organizar e processar o excesso de informações e de sentimentos. Cada palavra, em seu devido lugar, nos ajuda a tirar a poeira mental, a organizar nossos móveis internos, e limpar antigos preconceitos enraizados na psique. É importante que cuidemos das nossas casas.

E para escrever bem, nada como ler muito. E compartilhar idéias, conversar sobre os assuntos mais improváveis e absurdos, e sobre os mais banais e tolos também. Nós, do século XXI, temos o privilégio de fazer isso muito além do corpo presente, graças a internet. E os blogs vêm a calhar por isso.




Neste espaço “esparso”, pretendo incluir ensaios meus e de amigos que quiserem compartilhar suas idéias. Meu critério para os textos de outros é que eles me toquem de alguma forma. E na medida do possível, pretendo incluir ilustrações minhas aos textos, com o consentimento dos autores.

Esses ensaios alheios não precisam ser inéditos. Sendo assim, a idéia é incluí-los no blog e, caso já tenham sido publicados, citar as devidas fontes para os blogs e/ou sites originais.

E acima de tudo, conversar, trocar idéias, bater papo. Compartilhar idéias. Sempre mais além.


Rafael Senra;
Abril de 2010.